terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dicionário Escolar de Filosofia

O dicionário é um utensílio indispensável a quem estuda e aprende. Não nascemos ensinados. Somos imperfeitos, limitados e desconhecemos muito mais do que aquilo que sabemos. A possibilidade de ir superando a ignorância que nos acompanha sempre exige o reconhecimento que aquilo que sabemos é muito pouco comparado com o que outros já sabem e nós poderemos vir a saber. Este reconhecimento é a "douta ignorantia", a "douta ignorância", o reconhecimento que sabemos que não sabemos e, porque o reconhecemos, estamos disponíveis para procurar superar essa ignorância, estamos, pois, disponíveis para aprender mais e melhor. Cada vez mais e melhor.
O dicionário desempenha aqui um papel importantíssimo: é o nosso consultor quando precisamos de apoio e de ajuda. Por isso, devemos recorrer-lhe sempre que desconhecemos o significado de uma palavra (dicionário de uma língua; da portuguesa, por exemplo), de um termo, de um conceito, de uma ideia ou de uma teoria. Sem receio e sem complexos.
Neste sentido, passa a estar disponível no "Dúvidas e Questões" o Dicionário Escolar de Filosofia da editora Plátano.
Bom trabalho. Boas consultas

domingo, 11 de outubro de 2009

Bem-vindos!

Está aberto este ponto de encontro de dúvidas e questões.
Dúvidas e Questões alimenta-se das dúvidas e questões dos alunos de filosofia do ensino secundário que partilham comigo o desejo de pensar, de duvidar e de saber. Aqui daremos conta do que vai acontecendo e nos vai acontecendo nas aulas de filosofia ao longo do ano lectivo. Ficam de fora, contudo, desabafos e comentários que nada acrescentem ao ensinar e aprender que nos ocupa.
Interessam-nos os temas/problemas da filosofia do 11º ano. Interessam-nos, igualmente, os deafios, os anseios, as dúvidas e a busca pela compreensão dos temas/problemas e, eventual, solução com que os alunos se vão confrontando.
Interessa-nos, acima de tudo, promover a busca, a reflexão, o debate e as razões que melhor sustentam o que pensamos e sabemos, ou pensamos que sabemos. Interessa-nos, pois, ajudarmo-nos a crescer.
Bem-vindos!