Boa tarde, meninos. Sejam bem-vindos!
Hoje vou deixar-lhes uma história que deverá fazer-nos pensar sobre o que fazemos de nós e da vida que vamos construindo dia após dia.
Que esteios ou pilares usamos para suportar a nossa vida? Que valor atribuímos às pequenas e às grandes coisas da vida? O que queremos de nós? E dos outros, daqueles que são diferentes de mim, o que faço com eles?
Eis a história:
Um professor, em plena aula de Filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande de mayonaise, esvaziou-o e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos:
-O frasco está cheio?
Os estudantes responderam que sim.
Então o professor pegou em caricas e meteu-as no frasco de mayonaise.
As caricas encheram os espaços entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então...o professor pegou numa caixa com areia e esvaziou-a para dentro do frasco de mayonaise. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em uníssono:
-"Sim !".
De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu melhor os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:
"QUERO QUE SE DÊEM CONTA DE QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA:
As bolas de golf são as coisas Importantes: como a familia, a saúde, os amigos, tudo o que vos apaixona.
São coisas, que mesmo que percamos tudo o resto, as nossas vidas continuarão cheias.
As caricas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, a escola...
A areia é tudo o mais: as pequenas coisas.
Se primeiro pusermos a areia no frasco, não haverá espaço para as caricas nem para as bolas de golf.
O mesmo acontece com a vida.
Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.
Prestem atenção às coisas que são cruciais para a vossa Felicidade.
Ocupem-se primeiro das bolas de golf, das coisas que realmente importam.
Estabeleçam as vossas prioridades, o resto é só areia..."
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.
O professor sorriu e disse:
"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida possa estar ocupada!...
Haverá sempre espaço para um café com um amigo."
Nota: Esta história recebia há bastante tempo por email. Li-a também hoje no blogue Pérolas de cultura.
sábado, 7 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Construir um silogismo
Boa tarde, meninos.
Estão, certamente, ansiosos por conhecer os passos a dar para a construção dos silogismos. E têm razão para isso: quem estuda gosta sempre de saber o que anda a estudar e de saber a melhor maneira de resolver problemas e esclarecer dúvidas. Em Filosofia muito mais ainda.
Os passos são os seguintes (claro que não é a única sequência possível mas é uma muito interessante):
A. Como sabemos, não há silogismo (ou argumento, ou raciocínio) sem matéria e sem forma.
Matéria: termos do silogismo (Maior, menor e médio)
Forma: Modo e figura do silogismo (ver o manual).
B. Como se faz?
Tomemos o seguinte exemplo: Termo maior: vertebrados
Termo menor: animais
Termo médio: mamíferos
Modo: AII
Figura: 1ª .
1. Começa a construir-se o silogismo pelo modo: A - Todos .... são ....
I - Alguns .... são ....
I - Alguns .... são ....
2. Coloca-se o termo médio em função da figura indicada (neste caso, 1ª figura: Sujeito na premissa maior e predicado na menor:
Todos os mamiferos são ...
Alguns .... são mamíferos
3. Coloca-se o termo maior no seu devido lugar: Na premissa maior e como predicado na conclusão.
Todos os mamíferios são vertebrados
Alguns .... são mamíferos
Alguns .... são vertebrados
4. Coloca-se o termo menor no lugar que lhe compete: está na premissa menor e é sujeito na conclusão
Todos os mamíferos são vertebrados
Alguns animais são mamíferos
Alguns animais são vertebrados.
Está construído!
Válido? Não válido? Basta aplicar as regras referentes aos termos e referentes às proposições.
Basta estudá-las, sabê-las e aplicá-las.
E, já agora, levar para as aulas as dúvidas que resultarem do estudo.
Como sabemos, apenas essas são interessantes!
Bom estudo! Boas dúvidas!
Estão, certamente, ansiosos por conhecer os passos a dar para a construção dos silogismos. E têm razão para isso: quem estuda gosta sempre de saber o que anda a estudar e de saber a melhor maneira de resolver problemas e esclarecer dúvidas. Em Filosofia muito mais ainda.
Os passos são os seguintes (claro que não é a única sequência possível mas é uma muito interessante):
A. Como sabemos, não há silogismo (ou argumento, ou raciocínio) sem matéria e sem forma.
Matéria: termos do silogismo (Maior, menor e médio)
Forma: Modo e figura do silogismo (ver o manual).
B. Como se faz?
Tomemos o seguinte exemplo: Termo maior: vertebrados
Termo menor: animais
Termo médio: mamíferos
Modo: AII
Figura: 1ª .
1. Começa a construir-se o silogismo pelo modo: A - Todos .... são ....
I - Alguns .... são ....
I - Alguns .... são ....
2. Coloca-se o termo médio em função da figura indicada (neste caso, 1ª figura: Sujeito na premissa maior e predicado na menor:
Todos os mamiferos são ...
Alguns .... são mamíferos
3. Coloca-se o termo maior no seu devido lugar: Na premissa maior e como predicado na conclusão.
Todos os mamíferios são vertebrados
Alguns .... são mamíferos
Alguns .... são vertebrados
4. Coloca-se o termo menor no lugar que lhe compete: está na premissa menor e é sujeito na conclusão
Todos os mamíferos são vertebrados
Alguns animais são mamíferos
Alguns animais são vertebrados.
Está construído!
Válido? Não válido? Basta aplicar as regras referentes aos termos e referentes às proposições.
Basta estudá-las, sabê-las e aplicá-las.
E, já agora, levar para as aulas as dúvidas que resultarem do estudo.
Como sabemos, apenas essas são interessantes!
Bom estudo! Boas dúvidas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)