sábado, 7 de novembro de 2009

Pequenas e grandes coisas

Boa tarde, meninos. Sejam bem-vindos!

Hoje vou deixar-lhes uma história que deverá fazer-nos pensar sobre o que fazemos de nós e da vida que vamos construindo dia após dia.
Que esteios ou pilares usamos para suportar a nossa vida? Que valor atribuímos às pequenas e às grandes coisas da vida? O que queremos de nós? E dos outros, daqueles que são diferentes de mim, o que faço com eles?

Eis a história:

Um professor, em plena aula de Filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande de mayonaise, esvaziou-o e encheu-o com bolas de golf.

A seguir perguntou aos alunos:

-O frasco está cheio?

Os estudantes responderam que sim.

Então o professor pegou em caricas e meteu-as no frasco de mayonaise.

As caricas encheram os espaços entre as bolas de golf.

O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então...o professor pegou numa caixa com areia e esvaziou-a para dentro do frasco de mayonaise. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em uníssono:

-"Sim !".

De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu melhor os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

"QUERO QUE SE DÊEM CONTA DE QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA:
As bolas de golf são as coisas Importantes: como a familia, a saúde, os amigos, tudo o que vos apaixona.

São coisas, que mesmo que percamos tudo o resto, as nossas vidas continuarão cheias.

As caricas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, a escola...

A areia é tudo o mais: as pequenas coisas.

Se primeiro pusermos a areia no frasco, não haverá espaço para as caricas nem para as bolas de golf.

O mesmo acontece com a vida.

Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes.

Prestem atenção às coisas que são cruciais para a vossa Felicidade.

Ocupem-se primeiro das bolas de golf, das coisas que realmente importam.

Estabeleçam as vossas prioridades, o resto é só areia..."

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.

O professor sorriu e disse:

"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida possa estar ocupada!...

Haverá sempre espaço para um café com um amigo."



Nota: Esta história recebia há bastante tempo por email. Li-a também hoje no blogue Pérolas de cultura.

domingo, 1 de novembro de 2009

Construir um silogismo

Boa tarde, meninos.
Estão, certamente, ansiosos por conhecer os passos a dar para a construção dos silogismos. E têm razão para isso: quem estuda gosta sempre de saber o que anda a estudar e de saber a melhor maneira de resolver problemas e esclarecer dúvidas. Em Filosofia muito mais ainda.

Os passos são os seguintes (claro que não é a única sequência possível mas é uma muito interessante):

A. Como sabemos, não há silogismo (ou argumento, ou raciocínio) sem matéria e sem forma.
     Matéria: termos do silogismo (Maior, menor e médio)
     Forma: Modo e figura do silogismo (ver o manual).

B. Como se faz?
     Tomemos o seguinte exemplo:  Termo maior: vertebrados
                                                    Termo menor:  animais
                                                    Termo médio: mamíferos
                                                    Modo: AII
                                                    Figura: 1ª .

1. Começa a construir-se o silogismo pelo modo: A - Todos .... são ....
                                                                           I -  Alguns .... são ....
                                                                           I -  Alguns .... são ....

2. Coloca-se o termo médio em função da figura indicada (neste caso, 1ª figura: Sujeito na premissa maior e  predicado na menor:
                                             Todos os mamiferos são ...
                                             Alguns ....  são mamíferos

3. Coloca-se o termo maior no seu devido lugar: Na premissa maior e como predicado na conclusão.
                                             Todos os mamíferios são vertebrados  
                                             Alguns .... são mamíferos
                                             Alguns .... são vertebrados

4. Coloca-se o termo menor no lugar que lhe compete: está na premissa menor e é sujeito na conclusão
                                             Todos os mamíferos são vertebrados
                                             Alguns animais são mamíferos
                                             Alguns animais são vertebrados.

Está construído!
Válido? Não válido? Basta aplicar as regras referentes aos termos e referentes às proposições.
Basta estudá-las, sabê-las e aplicá-las.
E, já agora, levar para as aulas as dúvidas que resultarem do estudo.
Como sabemos, apenas essas são interessantes!
Bom estudo! Boas dúvidas!